Suzano lança programa de Apoio à Gestão Pública em Ribas do Rio Pardo - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Celulose

Suzano lança programa de Apoio à Gestão Pública em Ribas do Rio Pardo

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com o Instituto Votorantim, lançou na terça-feira, 21/09, o programa de Apoio à Gestão Pública (AGP) em Ribas do Rio Pardo. A iniciativa tem como objetivo apoiar a gestão municipal na estruturação de ações e projetos da administração pública para os próximos anos, tendo em vista o potencial de crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico locais em decorrência da construção na nova fábrica de celulose da Suzano na cidade.

O AGP é estruturado em dois eixos de atuação. O primeiro trata da modernização da gestão pública nos aspectos fiscal e orçamentário e visa apoiar o município na estruturação de seus quadros e ferramentas para comportar o expressivo aumento de receita resultante da implantação da nova fábrica de celulose. São contempladas neste eixo questões como impactos fiscais, planejamento econômico e orçamentário e adequação de legislação. O segundo eixo diz respeito ao ordenamento territorial do município e prevê o apoio à gestão na promoção e indução do desenvolvimento territorial planejado, integrado, equilibrado, sustentável e participativo, incluindo questões como habitação, ocupação do solo, transporte público, entre outras.

De acordo com João Pedro Cannavale Pacheco, gerente de Relações Corporativas da Suzano, a iniciativa busca contribuir para a construção conjunta e colaborativa, com o poder público municipal, de instrumentos de gestão como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o próprio plano diretor da cidade – contando com a participação dos gestores públicos e da população local. “Será uma grande parceria com Ribas do Rio Pardo e tudo será decidido pela população e pelos gestores locais. A Suzano vai contribuir fornecendo os mecanismos para este trabalho colaborativo, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da cidade e para que seu crescimento se dê de forma organizada e planejada. Desta forma, Ribas do Rio Pardo poderá elaborar políticas públicas ainda mais eficazes”, explica João Pedro.

Ao receber as equipes da Suzano e do Instituto Votorantim para o lançamento do programa, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Prefeito João Alfredo Danieze, destacou a satisfação com a iniciativa e sua importância para o planejamento do crescimento sustentável da cidade. “É um presente que a cidade está recebendo da Suzano, a partir do qual vamos construir de forma colaborativa um novo plano diretor, um novo código de postura, um novo código tributário municipal, entre outros instrumentos de gestão pública. Isso tem um papel fundamental para que possamos transformar Ribas numa cidade moderna, sustentável e planejada, organizada”, ressaltou o prefeito.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no uso sustentável de recursos naturais. Como líder mundial na fabricação de celulose de mercado e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano.

A empresa investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto com o objetivo de substituir matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia, resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, orgulha-se de sua equipe, composta por mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos, e destaca-se por ter os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3 (Brasil) e da NYSE – New York Stock Exchange (Estados Unidos), mercados onde suas ações são negociadas. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Sobre o Instituto Votorantim

Centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade. Criado em 2002, desenvolveu-se como o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e promove benefícios socioambientais. Está à frente de ações em mais de cem municípios de todo o Brasil e ainda na Colômbia, na Argentina e no Peru.

Botão Voltar ao topo