Três Lagoas notifica o primeiro caso positivo e mais um suspeito para a Varíola Monkeypox - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Três Lagoas notifica o primeiro caso positivo e mais um suspeito para a Varíola Monkeypox

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica (VIGEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que nesta quarta-feira (31) foi confirmado o primeiro caso positivo para a Varíola Monkeypox e notificado mais um caso suspeito em Três Lagoas.

O 12º caso notificado trata-se de uma mulher, com faixa etária de 10 a 20 anos de idade, sem histórico de viagens e contato com caso suspeito ou positivo da doença.

Dessa forma, agora o Município contabiliza um total de 12 casos notificados, desses 1 exportado, 6 descartados, 4 aguardando resultado (suspeitos) e 1 positivo.

CASO POSITIVO

O paciente é um homem de 32 anos, sem histórico de viagens ou contatos com casos suspeitos ou positivos para a doença. Os sintomas começaram dia 16 de agosto com lesões na pele semelhantes a espinhas, tendo poucos dias depois aparecido também ínguas.

A VIGEP informou que ele está clinicamente bem, tem sido acompanhado e tratado em domicílio, onde está isolado desde o dia 19 de agosto, quando passou por atendimento médico e recebeu o atestado. As lesões estão praticamente curadas.

Os contatos domiciliares – esposa e outros – estão bem e ainda não apresentaram sintomas, mas estão devidamente informados e sendo acompanhados pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) e pela equipe da VIGEP.

ALERTA SMS

Os exames foram coletados no dia 19, mas o resultado do exame da varíola só foi estabelecido 11 dias após a coleta, por isso, é tão importante o isolamento a partir da suspeita e não apenas com a confirmação do caso, alerta a SMS.

Botão Voltar ao topo