Três Lagoas registra média de 22 acidentes com escorpião por mês neste ano, número é 119% maior do que em 2021 - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueTrês Lagoas

Três Lagoas registra média de 22 acidentes com escorpião por mês neste ano, número é 119% maior do que em 2021

A Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população que com o aumento das chuvas nos meses de verão (dezembro a março), aumenta também o número de acidentes com animais peçonhentos, fato que preocupa o Município, pois neste ano a cidade registra a média de 22 casos com escorpião por mês, número que representa aumento de 119% comparado a todos os casos contabilizados em 2021.

Neste ano, o Departamento da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), que pertence à Vigilância Epidemiológica (VIGEP) da SMS, registrou 248 casos, até o mês de novembro, enquanto em todo o ano passado foram notificados 113.

O veterinário do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) Hugo Nogueira explica alguns dos fatores que contribuem para o aumento dos acidentes registrados nesses meses, “ Com a chegada do período de chuvas esses animais se desalojam e também existe o aumento de baratas, que é o principal alimento deles, aumentando assim a reprodução dos escorpiões e notificações de ocorrências” disse.

AÇÕES PMTL

A Prefeitura de Três Lagoas promove ações e campanhas para reduzir as taxas de incidentes, entretanto, a SMS ressalta que apenas a união do trabalho em conjunto da Administração Municipal a da população com a conscientização e participação exterminando locais que proliferam o surgimento de animais peçonhentos surtirá resultados eficazes e a queda nos índices registrados.

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da SMS, promoveu aos técnicos da SMS, como agente comunitários de saúde (ACS), agente de combate a endemias (ACE) e servidores da vigilância em saúde cursos de identificação e captura de animais peçonhentos, além de treinamento para médicos, enfermeiros e farmacêuticos sobre conduta clínica em caso de acidentes com animais peçonhentos.

Além dos profissionais da SMS, a Promoção da Saúde ministrou palestras em diversos locais com atividades educativas, alcançando mais de 575 pessoas, com orientações sobre como proceder nessa situação.

Outra ação implantada é o Mutirão da Limpeza, organizado pelo setor de Endemias da SMS, a cada semana um bairro três-lagoense disponibiliza caçambas para auxiliar os moradores para o descarte correto de materiais e resíduos que possam vir a ser criadouros propícios à proliferação de escorpiões. Nos dois primeiros meses da campanha já foram recolhidos mais de 1 tonelada de lixo, equivalente a 365 caçambas.

A SMS em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentaram em cinco oportunidades neste ano, a Tenda Educativa, exposição que exibe a população mostruários com diferentes espécimes de escorpião amarelo: Tytus serrulatus, escorpião marrom: Tytus bahiensis, aranhas caranguejeira, marrom, cascavel, jararaca e cobra coral, além de orientação a respeito de animais peçonhentos.

SERVIÇO

Caso encontre um animal peçonhento o munícipe deve entrar em contato com o CCZ pelo telefone (67) 3929-1803 ou endereço Rua Egídio Thomé, 5562, bairro Jupiá, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Veja abaixo orientações do CCZ de como proceder caso encontre um animal peçonhento em sua residência:

Botão Voltar ao topo