Três-lagoense representa o Brasil no Ironman 70.3 na Finlândia, “mais de quatro horas de prova”

O 1ºSGT Ronie Adriano da Silva, do 5ºGrupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas, voltou ao Brasil, após participar do Mundial de Ironman 70.3 na Finlândia. Ele conquistou a vaga para o campeonato mundial ao se classificar no Ironman 70.3 de São Paulo SP, em setembro de 2022. O Mundial de Ironman 70.3 foi realizado no dia 27/08 na cidade de Lahti, na Finlândia, e reuniu 2000 mulheres e 4000 homens, os melhores atletas do mundo nessa modalidade.
O Ironman 70.3 é uma prova que exige muito preparo físico e mental dos competidores, pois envolve 1.900 metros de natação, 90 km de bicicleta e 21 km de corrida. O SGT Ronie completou o percurso em 4h35 min, ficando na posição 172 no ranking mundial da sua categoria, que contou com cerca de 518 atletas. Ele também representou o Brasil entre os 115 países que estiveram presentes no evento.

Em entrevista ao Bolão em Destaque, o SGT Ronie contou um pouco sobre a sua experiência na Finlândia e os desafios que enfrentou durante a prova. Ele disse que se sentiu muito honrado em representar o seu país em um evento tão importante e prestigiado. Ele também agradeceu o apoio e o incentivo que recebeu dos seus colegas, familiares e amigos.
Disse que conquistou a vaga para o mundial de forma prematura devida a seu pouco tempo de treino, apenas dois anos quando passou a treinar com auxílio de um professor, o fuso horário e a distância “tempo de viagem” é outro agravante, tanto física quanto mentalmente. Ele disse que a natação foi boa, mas a água estava muito fria, a bicicleta foi a parte que ele forçou mais e que a corrida foi desafiadora, pois tinha muita subida. Com grande esforço, ele conseguiu cruzar a linha de chegada dentro de sua expectativa e um pouco a baixo do tempo programado.
O SGT Ronie disse também que é seu segundo mundial, o primeiro foi em St Georgia EUA, e que ficou muito satisfeito com o seu desempenho, superou as suas expectativas. Ele disse que treinou muito para se preparar para o campeonato mundial e que se sentiu muito bem durante toda a prova, e que só o fato de participar bem nas provas, já é muito satisfatório, devido ao grau de esforço em realizar natação, ciclismo e corrida em uma só prova.

O SGT Ronie é um exemplo de dedicação, disciplina e superação para todos nós. Ele mostrou que é possível conciliar o trabalho como bombeiro militar, família com a prática de um esporte tão exigente e desafiador como o Ironman.
Ele também mostrou que é possível representar o Brasil com orgulho e competência em um cenário internacional competindo com atletas de ferro de toda parte do mundo.
Por Yuri Spazzapan