Três-lagoenses devem enfrentar o dia mais gelado do ano nesta quarta-feira(18), mínima de 6ºC - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Três-lagoenses devem enfrentar o dia mais gelado do ano nesta quarta-feira(18), mínima de 6ºC

A forte massa de ar de origem polar que veio na retaguarda da frente fria espalha o ar gelado sobre o Sul do Brasil e também sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre o centro-oeste e sul de Mato Grosso. 

Com previsão de 6°C para a esta quarta-feira, dia 18 de maio, os três-lagoenses deverão enfrentar o dia mais gelado do ano.

Atenção, nos próximos dias o frio ganha força e várias cidades ainda devem registrar novos recordes de frio para o ano de 2022. Os recordes poderão ser de menor temperatura mínima e menor temperatura máxima, ou madrugada e tarde mais fria. 

Intenso ciclone deixa Sul do Brasil em alerta máximo

O ciclone extratropical que já é observado sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, deve se intensificar nesta terça, 17 de maio, e se transformar em uma tempestade subtropical.  É o que prevê a Marinha do Brasil em nota oficial divulgada para o público na tarde desta segunda-feira, 16. 

A Marinha prevê o desenvolvimento de um ciclone subtropical a cerca de 900 km do litoral do Rio Grande do Sul, na posição 38°S 045°W. O sistema será batizado de Yakecan e será o décimo quinto sistema meteorológico relevante que se forma em águas oceânicas brasileiras e a receber um nome.

O que já vinha chamando a atenção dos meteorologistas brasileiros, e de outros centros internacionais de monitoramento meteorológico, é a trajetória anômala deste sistema, que tende a avançar do mar para o continente. O comum é que estes ciclones passem pela costa da Região Sul, às vezes do Sudeste, e avancem para o alto-mar. 

A Marinha prevê também que este sistema adquira característica tropical entre a noite do dia 17 e a madrugada de 18 de maio. Após se aproximar do litoral sul do Rio Grande do Sul, o  sistema deve se deslocar rente ao litoral gaúcho e ao litoral sul de Catarina, quando deve começar a se afastar do litoral catarinense indo em direção à costa da Região Sudeste, mas já afastado do continente e com ventos menos intensos.

Botão Voltar ao topo