Maia propõe exame de ultrassonografia morfológico a gestantes de alto risco em Três Lagoas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Política

Maia propõe exame de ultrassonografia morfológico a gestantes de alto risco em Três Lagoas

Vereador Dr. Cassiano Maia solicitou ao prefeito, com cópia para a secretária municipal de saúde, Elaine Cristina Ferrari Fúrio, pedindo a criação de um Programa Municipal de assistência para gravidez de alto risco, oferecendo exame de ultrassonografia morfológico.

Ultrassom morfológico: o que é, para que serve e quando fazer

O ultrassom morfológico, também conhecido como ultrassonografia morfológica ou USG morfológico, é um exame de imagem que permite visualizar o bebê dentro do útero, facilitando a identificação de algumas doenças ou malformações como Síndrome de Down ou cardiopatias congênitas, por exemplo.

Normalmente, a ultrassonografia é indicada pelo obstetra no segundo trimestre, entre a 18ª e 24ª semana de gestação e, por isso, além de malformações no feto, também já pode ser possível identificar qual o sexo do bebê.

Além disso, o USG morfológico marca o primeiro momento em que os pais conseguem ver com detalhe o bebê que está se desenvolvendo.

Para que serve

O ultrassom morfológico permite identificar a fase de desenvolvimento do bebê, assim como avaliar possíveis alterações nas fases de desenvolvimento. Dessa forma, o obstetra consegue:

  • Confirmar a idade gestacional do bebê;
  • Avaliar o tamanho do bebê, medindo a cabeça, tórax, abdômen e do fêmur;
  • Avaliar o crescimento e o desenvolvimento do bebê;
  • Monitorar os batimentos cardíacos do bebê;
  • Localizar a placenta;
  • Mostrar anormalidades no bebê e possíveis doenças ou malformações.

Além disso, quando o bebê se encontra com as pernas afastadas, o médico também pode conseguir observar o sexo, que pode depois ser confirmado com exames de sangue, por exemplo.

Com informações Tua Saúde

Veja: Prefeitura de Três Lagoas vai disponibilizar tratamento precoce em 4 postos de saúde, segundo Maia

Botão Voltar ao topo