Maia propõe exame de ultrassonografia morfológico a gestantes de alto risco em Três Lagoas
Vereador Dr. Cassiano Maia solicitou ao prefeito, com cópia para a secretária municipal de saúde, Elaine Cristina Ferrari Fúrio, pedindo a criação de um Programa Municipal de assistência para gravidez de alto risco, oferecendo exame de ultrassonografia morfológico.
Ultrassom morfológico: o que é, para que serve e quando fazer
O ultrassom morfológico, também conhecido como ultrassonografia morfológica ou USG morfológico, é um exame de imagem que permite visualizar o bebê dentro do útero, facilitando a identificação de algumas doenças ou malformações como Síndrome de Down ou cardiopatias congênitas, por exemplo.
Normalmente, a ultrassonografia é indicada pelo obstetra no segundo trimestre, entre a 18ª e 24ª semana de gestação e, por isso, além de malformações no feto, também já pode ser possível identificar qual o sexo do bebê.
Além disso, o USG morfológico marca o primeiro momento em que os pais conseguem ver com detalhe o bebê que está se desenvolvendo.
Para que serve
O ultrassom morfológico permite identificar a fase de desenvolvimento do bebê, assim como avaliar possíveis alterações nas fases de desenvolvimento. Dessa forma, o obstetra consegue:
- Confirmar a idade gestacional do bebê;
- Avaliar o tamanho do bebê, medindo a cabeça, tórax, abdômen e do fêmur;
- Avaliar o crescimento e o desenvolvimento do bebê;
- Monitorar os batimentos cardíacos do bebê;
- Localizar a placenta;
- Mostrar anormalidades no bebê e possíveis doenças ou malformações.
Além disso, quando o bebê se encontra com as pernas afastadas, o médico também pode conseguir observar o sexo, que pode depois ser confirmado com exames de sangue, por exemplo.
Com informações Tua Saúde
Veja: Prefeitura de Três Lagoas vai disponibilizar tratamento precoce em 4 postos de saúde, segundo Maia