Qualquer maquina de cartão imprime papel mas a "urna eletrônica" não - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Política

Qualquer maquina de cartão imprime papel mas a “urna eletrônica” não

Contra a vontade popular e a democracia o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso tem demostrado forte rejeição para que urnas eletrônicas, não imprima um simples papel (comprovante) como qualquer maquina de cartão de crédito já existente, na atual tecnologia a ação seria muito simples de ser adaptado.

Barroso acredita que o que ele faz não é politica e sim dos outros “um discurso político” suas palavras e defendeu o uso das urnas eletrônicas, que, segundo ele, têm se mostrado seguras.”Esse é um discurso político. Nos Estados Unidos, havia voto impresso e boa parte dos que defendem o voto impresso no Brasil disseram que houve fraude nas eleições dos Estados Unidos. Então, ficaríamos no mesmo lugar”, disse Barroso em cerimônia que celebrou os 25 anos da urna eletrônica no Brasil ontem sexta-feira(14).

Criador da urna eletrônica é substituído após fala de Bolsonaro sobre voto impresso

Giuseppe Dutra Janino, conhecido como o pai da urna eletrônica, deixou a chefia da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Janino atuou por 25 anos à serviço da Justiça Eleitoral.

A vaga deixada por ele já foi ocupada por Julio Valente. Na edição (12/05) do Diário Oficial da União (DOU) consta a nomeação de Carlos Bastide Horbach, que deve atuar como novo ministro do Tribunal, ocupando a vaga de Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que encerrou seu último biênio na Corte.

Coincidentemente, o criador da urna eletrônica deixa o TSE em meio às manifestações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o parlamento aprovará o voto impresso. “Com toda a certeza nós aprovaremos no Parlamento, e teremos, sim, uma maneira de auditar o voto por ocasião das eleições de 2022. Ganhe quem ganhar, mas na certeza, não na suspeição da fraude”, disse Bolsonaro.

Botão Voltar ao topo