USF Parque São Carlos passa a ser “Saúde na Hora” e atende até às 19h - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

USF Parque São Carlos passa a ser “Saúde na Hora” e atende até às 19h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, informa à população que, a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque São Carlos foi habilitada no Programa Saúde na Hora e desde esta segunda-feira (3) realiza atendimento em horário estendido.

A iniciativa do Programa Saúde na Hora, tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de saúde em horários mais flexíveis. O programa foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária da Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) em maio de 2019, e passou por atualização com a publicação da portaria Nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020, que viabilizou a implantação da modalidade Saúde na Hora Simplificado.

Com a implantação do programa, a população passará a ter flexibilidade de horário para acessar os serviços ofertados pelas Unidades de Saúde, que antes era até as 17h, agora se estendendo até as 19h, oferecendo consulta médica, pré-natal, consulta puerperal, planejamento familiar, exame de preventivo, teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites, entre outros. A aplicação de vacina acontece até as 18h.

O QUE É?

A secretária de saúde Elaine Fúrio, enfatiza que o Saúde na Hora Simplificado vem reestruturar a porta de entrada da atenção primária, e dar efetividade aos princípios do SUS, garantindo dessa forma os serviços e ações já realizadas pela rede. “E, nesse momento de pandemia que ainda nos encontramos, a população agora vai ter acesso, além de todos os serviços já oferecido, com a vacinação tanto da covid-19, como da influenza e de rotina no horário estendido, também”, explicou.

Outro objetivo neste momento, é diminuir o número de casos graves, hospitalizações e mortes por COVID-19. “A gente precisa, diante dessa pandemia, buscar controlar esse vírus, para poder voltar a circular, e a vacinação é o caminho, e agora a população pode contar com esse serviço também no horário estendido”, finalizou.

UNIDADES SAÚDE NA HORA JÁ EXISTENTES

Além da USF Parque São Carlos, Três Lagoas já contava com outras 9 unidades Saúde na Hora, sendo elas: Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranaúngá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos, Vila Nova e São Carlos.

Botão Voltar ao topo