Vereadores de Bataguassu convoca secretário de Saúde para explicar numerosas reclamações sobre a pasta
A Câmara Municipal de Bataguassu aprovou de forma unânime, durante a sessão desta segunda-feira (06), o pedido feito pelos vereadores da oposição para convocar o secretário de saúde, Helder Augusto Lopes, conhecido como “Junior Maia”, para prestar esclarecimentos em uma audiência na Casa de Leis. Segundo o portal de notícias Cenário MS, apesar da aprovação, a data para essa audiência ainda não foi confirmada.
A convocação se deu em razão das numerosas reclamações relacionadas à Secretaria de Saúde Municipal. Durante a audiência, Junior Maia terá que explanar sobre os problemas que afetaram a saúde pública durante o seu mandato, que teve início em janeiro de 2022.
O requerimento, de autoria dos vereadores Cleyton Silva, Dr. Éder, Professor Fábio, Nivaldo Marques e Renatinho, esteve na pauta por três semanas e gerou controvérsias na Câmara. O documento foi retirado da pauta por três vezes, duas delas por decisão do presidente Maurício do XV e outra vez por um pedido de vista feito pelo vereador André Bezerra.
Agora, com a aprovação do requerimento, o presidente deve convocar o secretário, que terá que comparecer pessoalmente à Câmara Municipal para prestar informações.
Na audiência, serão abordados diversos assuntos, incluindo os problemas relacionados ao Centro de Hemodiálise local, como a constante troca de funcionários e a perda de recursos do Governo Federal; questões ligadas ao setor de transporte da secretaria; falta de divulgação e ações importantes de campanhas como o Setembro Amarelo (voltado para a prevenção do suicídio) e o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama); escassez de remédios na farmácia básica; avaria do aparelho de Mamografia; falta de profissionais no pronto-socorro municipal; problemas e inconsistências no pagamento do piso da enfermagem; questões relacionadas a férias e folgas dos servidores; irregularidades no pagamento de gratificações a alguns servidores; e problemas vinculados à central de regulação.
Por Yuri Spazzapan com informações do Cenário MS