Viagem de Pelosi a Taiwan: 4 navios de guerra dos EUA posicionados a leste da ilha - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mundo

Viagem de Pelosi a Taiwan: 4 navios de guerra dos EUA posicionados a leste da ilha

Navios de guerra da Marinha dos Estados Unidos estão operando nas águas a leste de Taiwan no que as autoridades dizem ser exercícios militares padrão – mas sua presença pode se tornar uma questão de segurança internacional.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, desembarcou em Taiwan na noite de terça-feira, horário local, tornando-a a mais alta autoridade dos EUA a visitar a ilha desde Newt Gingrich em 1997.

Autoridades chinesas explodiram de raiva com a proposta, dizendo que sua visita violaria a Política de Uma China e constituiria um auxílio a uma rebelião ilegal. Uma personalidade da mídia estatal chinesa até sugeriu abater seu avião.

Um porta-voz do Pentágono confirmou à Fox News que o porta-aviões da Marinha USS Ronald Reagan está operando no Mar das Filipinas, a leste de Taiwan, juntamente com o cruzador de mísseis guiados USS Antietam e o destróier USS Higgins. 

A presença de navios de guerra dos EUA combina com demonstrações semelhantes de força militar da República Popular da China , que recentemente realizou exercícios no Estreito de Taiwan.

O destróier de mísseis guiados USS Higgins (DDG 76), em primeiro plano, e o porta-aviões da classe Nimitz USS Carl Vinson (CVN 70) chegam na costa do Haiti em 15 de janeiro de 2010. (Foto de MC2(SW) Candice Villarreal/US Navy/Folheto/Digital/Corbis via Getty Images)

O porta-voz enfatizou que essas são implantações e locais de rotina e normais onde a 7ª frota dos EUA normalmente opera. O porta-voz confirmou que o navio de assalto anfíbio USS Tripoli também está na área. 

Quando perguntado se a aeronave militar de Pelosi foi acompanhada por aviões militares dos EUA, um porta-voz do Pentágono se recusou a comentar.

“Nunca falamos sobre detalhes de segurança para viagens não confirmadas ou confirmadas”, disse o porta-voz à Fox News. “É claro que tomamos todas as medidas apropriadas para garantir a segurança dos membros do Congresso onde e quando eles decidirem viajar”.

A presidente da Câmara Nancy Pelosi (R) (D-CA) acompanha o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong (L) no Capitólio dos EUA, em 30 de março de 2022 em Washington, DC. 
Lee, que se encontrou ontem com o presidente dos EUA, Joe Biden, está em Washington para uma série de reuniões com membros do governo dos EUA.  
((Foto por Win McNamee/Getty Images))

A República Popular da China há muito reivindica soberania sobre Taiwan e o Estreito de Taiwan, a faixa relativamente estreita de oceano entre a ilha de Taiwan e o continente chinês. Os militares chineses frequentemente enviam aviões para a área, testando a zona de defesa aérea de Taiwan. 

Os EUA não têm relações oficiais com Taiwan – também conhecida como República da China – e mantêm uma Política de Uma China que reconhece a República Popular da China como a nação sucessora legítima. 

No entanto, a América tem intensificado o envolvimento com a ilha, à medida que a China procura isolá-la das instituições globais.

Botão Voltar ao topo