Você sabia que grilos e gafanhotos são superalimentos? - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Agropecuária

Você sabia que grilos e gafanhotos são superalimentos?

Assunto que volte e meia vira polemica por internautas sul-mato-grossenses, grilos e gafanhotos são fontes de antioxidante, substância que combate os radicais livres e previne o surgimento de tumores cancerígenos.

Um estudo publicado na revista Fontiers in Nutrition, revelou que insetos são excelentes fontes de alimentos.

Pesquisadores encontraram em grilos e gafanhotos uma excelente fonte de proteína, ácidos graxos poli-insaturados, minerais, vitaminas e fibras.

Por exemplo, contêm cinco vezes mais poder antioxidante do que o suco de laranja natural considerado uma das principais fontes de vitamina C.

Dieta a base de insetos

No entanto, cientistas ainda ressaltaram que pelo menos dois bilhões de pessoas têm como parte da dieta o consumo regular de insetos em suas dietas.

População ocidental rejeitam a ideia de adiciona-los em seus cardápios, no entanto os orientais já tem esse costume.

Foi a conclusão que a equipe da Universidade de Teramo, na Itália, que analisou 12 tipos de insetos diferentes e dois tipos de invertebrados que podem ser consumidos pela população.

Larva da farinha, vermes de búfalo, cigarras, formigas pretas, lagartas africanas, bichos da seda, gafanhotos, grilos, mini grilos, insetos gigantes da água, centopeias gigantes da Amazônia, tarântulas zebra tailandesas e escorpiões negros. 

Como foi feita a pesquisa

Antes de moer os insetos, os pesquisadores removeram partes do corpo que não podem ser consumidas como asas ou ferrões; Em seguida, o conteúdo moído foi separado de acordo com o tipo: solúvel em gordura ou em água. A partir daí, a equipe analisou todos para verificar a quantidade de antioxidantes disponível.

O resultado demostrou que as melhores fontes da substância são os grilos, gafanhotos e bichos da seda.

Outra boa fonte são cigarras noturnas e lagartas africanas, que contêm o dobro de antioxidantes encontrados no azeite.

Por fim, cientistas descobriu também que gafanhotos, formigas pretas e larvas da farinha são as melhores fontes de polifenóis substância com propriedades anticâncer, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Acompanhe nossa página no Facebook

Da mesma forma Instagram

Botão Voltar ao topo