Câmara aprova volta às aulas presenciais e professores de Três Lagoas devem discutir medias de retomada - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Câmara aprova volta às aulas presenciais e professores de Três Lagoas devem discutir medias de retomada

Priorizar a retomada segura escolar e garantir o direito de crianças e adolescentes à educação são ações essenciais, mas existe uma certa resistência ao tema por parte de alguns e professores e sindicalistas do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria.

Além disso, sucessivas campanhas são disseminadas em mídias sociais contra a retomada escolar no munícipio.

Professores são contra volta as aulas presenciais

Câmara aprova diretrizes para o retorno às aulas presenciais

A (PL 5595/20) projeto que prevê a reabertura de unidades de ensino durante a crise da pandemia, ela foi alvo de disputa durante sete horas de votação no Plenário da Câmara dos Deputados Federal.

Aprovada, o texto torna educação serviço essencial. O projeto seguirá para votação no Senado e para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

A PL proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município.

Joice Hasselmann (PSL-SP) relatora do tema, incorporou emendas que estabelecem protocolos para o retorno escolar.

Da mesma forma, a deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) também defendeu a medida. No entanto, ela destacou que os protocolos para o retorno seguro às aulas presenciais já foram definidos pelo Ministério da Educação.

Portanto, autora da proposta, deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) destaca que o texto foi alterado para garantir segurança. Além disso o PCdoB pediu para que inserisse protocolo, a deputada Joice colocou. Outro partido pediu para colocar priorização da vacina, a deputada Joice colocou”, destacou a deputada.

O deputado Tiago Mitraud criticou a mobilização sindical contra a proposta.

“O que nós estamos falando aqui é sobre qual é a indignação que o brasileiro quer ter: de ter as crianças fora da sala de aula ou de, mais uma vez, ter que se submeter aos interesses das corporações dos sindicatos”, disse.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) criticou a proposta na tribuna.

Ela lembrou que o texto não está restrito à educação infantil, onde há respaldo de pouca transmissão entre as crianças, e que o retorno presencial mobiliza professores e funcionários que usam transporte público e estão, portanto, mais expostos ao vírus.

Abandono

Em carta aberta, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pediu para que governos priorizem a volta as aulas presenciais, mesmo com a pandemia de covid-19 ainda não controlada.

De acordo com o representante da agência internacional no país, Florence Bauer, que assina o documento.

“O longo tempo de fechamento da maioria das escolas e o isolamento social têm impactado profundamente a aprendizagem, a saúde mental e a proteção de crianças e adolescentes”. 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância está atuando para ajudar na volta as aulas presenciais pelo mundo. Para a agência da ONU, as escolas não devem somente reabrir, mas reabrir de uma melhor maneira para os alunos especialmente aqueles mais marginalizados.

Medidas como lavagem de mãos, distanciamento físico, utilização da máscara e controle da temperatura devem ajudar na prevenção à Covid-19 e a manter crianças e jovens seguros.

A diretora do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a infância, argumenta que escolas fechadas por muito tempo têm impacto devastador:

  • As crianças ficam mais expostas à violência física e emocional,
  • Vulneráveis ao trabalho infantil e a abusos.

Que precauções a escola deve tomar para prevenir a propagação da Covid-19

No entanto a reabertura de escolas deve ser consistente com a resposta geral de saúde à Covid-19 de cada país para ajudar a proteger estudantes, funcionários e funcionárias, professores e professoras e suas famílias, segundo a (Unicef).

Acima de tudo, algumas das medidas práticas que as escolas podem tomar incluem:

  • Escalonamento do início e do encerramento das aulas
  • Horários alternados para as refeições
  • Realização de aulas em espaços abertos ou ao ar livre
  • Opção por novos turnos escolares para reduzir o tamanho das turmas

As instalações de água e higiene serão uma parte crucial da volta as aulas presenciais com segurança.

Além disso, gestores escolares devem promover melhorias nas ações de higiene:

  • Iincluindo lavagem das mãos
  • Etiqueta respiratória (ou seja, tossir e espirrar na parte interna do braço, na altura do cotovelo)
  • Medidas de distanciamento físico
  • Procedimentos de limpeza para instalações
  • Práticas seguras de preparação de alimentos.
Botão Voltar ao topo