Ibama diz ser falsa decisão da Justiça para devolver capivara e Luisa Mell é cancelada na internet - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
BrasilDestaque

Ibama diz ser falsa decisão da Justiça para devolver capivara e Luisa Mell é cancelada na internet

O Ibama diz ser falsa a informação de que há uma decisão da Justiça determinando a devolução da capivara Filó ao influenciador Agenor Tupinambá. O caso ganhou repercussão nas redes sociais depois que o fazendeiro e influenciador entregou a capivara ao órgão no Amazonas.

Luisa Mell entrou na briga

Pouco antes de Agenor e o Ibama entrarem em acordo, Luisa Mell usou as redes sociais para falar sobre o caso e explicar a necessidade de devolução de Filó para a natureza: “A Filó vai ser, sim, retirada e vai ser reintroduzida na natureza. Essa parte é bem polêmica. É importante que as pessoas saibam que ela só pode ser reintroduzida enquanto ela é filhote, porque o bando só aceita filhote. Depois de adulta, fica impossível. Por isso que o Ibama está com essa urgência”.

E seguiu questionando: “Porém, outra possibilidade que eu também considero, é ela continuar com ele. Mas, pra isso, eu acho que esse assunto tem que ser tratado com seriedade. Eu, por exemplo, não consegui as informações certas até agora. Quando ele vai pra universidade, como fica a capivara, onde ela fica, com quem ela fica? Ela fica presa em algum lugar ou ela fica totalmente solta? Se ela fica totalmente solta, como ela vai saber se proteger dos predadores? Ele tá disposto a ficar com ela 15 anos, mesmo sem poder postar?”.

No fim, a ativista da causa animal cobrou atitude do órgão governamental: “Eu acho que esses são os assunto que têm que ser discutidos, não essa gritaria na internet. E, mais uma vez: não pode postar, ele não pode postar, ninguém tem que poder postar. Ficar estimulando. Animal silvestre não é pet, não tem que ficar vestindo com roupinha e postando na internet. Isso estimula o tráfico. Ibama, queremos uma normativa para proibir todo mundo, não só ele. Que isso, sim, é justo”.

Luisa Mell é cancelada na internet:

@fhelipe.medeiross LUIZA MEL CANCELADA ✨ #luizamel #cancelamento #causaanimal #agenortupinambá #capivarafiló #fhelipemedeiros #fhelipemedeiro ♬ som original – FHELIPE.MEDEIROS

A deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM) critica Ibama e condições do local

@portalonorte O Poder Judiciário do Amazonas determinou que a capivara Filó seja devolvida a Agenor Tupinambá. O animal foi entregue ao Ibama na quinta-feira (27). Os ativistas Arnaldo Rocha e Luisa Mell confirmaram que a Justiça do Amazonas constatou que as instalações do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Manaus, não estavam em condições apropriadas. Por esta razão, foi tomada uma decisão de caráter imediato. 📲 Confira os detalhes sobre este caso em nosso site. O link está no topo do perfil. Vídeo: @joanadar_am #portalonorte #capivarafilo #filoeagenor #ibama #tiktoktocantins #tocantinsnotiktok #tocantinense #tocantinsnoticias #noticiasdotocantins #noticias ♬ som original – Portal O Norte

Veja a nota na integra do IBAMA na noite de ontem sábado (29):

Brasília (29/04/2023) 22h. – É falsa a informação divulgada neste sábado (29/4) em redes sociais de que haveria decisão judicial determinando a devolução de uma capivara ao infrator Agenor Tupinambá. O animal havia sido entregue ao Ibama na última quinta-feira (27/04) e está sob cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus. Agenor foi autuado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles matar espécie da fauna silvestre (preguiça real), praticar abuso (capivara) e manter em cativeiro para obter vantagem financeira (capivara e papagaio).

Decisão judicial publicada na tarde deste sábado apenas autoriza que integrantes da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) acompanhem os trabalhos no Cetas relacionados à capivara resgatada. A deputada Joana Darc foi ao local, observou o animal e divulgou informação falsa de que haveria vacinas vencidas. O protocolo clínico veterinário determina que não se imuniza animais silvestres.

O objetivo do Ibama após avaliação técnica é devolver a capivara à natureza garantindo o seu bem-estar e o cumprimento da lei.

Os Cetas funcionam como unidades para tratamentos e reabilitação de animais vítimas do tráfico ou resgatados. O Cetas-AM é especializado na reabilitação e soltura do sauim de coleira, espécie que só ocorre em Manaus e está ameaçada de extinção. É um trabalho delicado e longo. Movimentação de pessoas no local, como ocorreu neste sábado, pode prejudicar a reabilitação, retardando o processo e causando estresse desnecessário a animais que já passaram por bastante sofrimento.

Desde janeiro deste ano, os Cetas do Ibama já devolveram à natureza, após reabilitação, 5,6 mil animais no país. O trabalho desses centros é fundamental para a proteção da fauna brasileira e manutenção do equilíbrio ambiental.

Botão Voltar ao topo