Três Lagoas

LIRA: Levantamento aponta Jardim Alvorada e Vila Nova com maiores índices de Infestação pelo Aedes aegypti no mês de março

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Endemias e Controle de Vetores, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, publicou na última sexta-feira (11), o Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti – LIRA deste mês de março de 2022.

Pelo levantamento divulgado, o Índice de Infestação Predial (IIP) de março é de 1,9%, ou seja, dos 3.190 imóveis visitados pelos Agentes de Endemias foram encontrados 66 depósitos positivos em 62 dos imóveis que possuíam focos do vetor.

Segundo critérios de avaliação, adotados pelo Ministério da Saúde, existem 3 faixas do índice quanto ao extrato do LIRAa. Até 0,9% é considerado satisfatório, ou seja, sem risco de surto e epidemia, com casos esporádicos; de 1 a 3,9% é considerado um alerta e, a partir de 4%, risco iminente de surto e epidemia.

BAIRROS INFESTADOS

Dos 64 bairros avaliados, os maiores índices foram registrados nos bairros: Jardim Alvorada (06 casos positivos), Vila Nova (05 casos), Vila Alegre e Vila Piloto (04 casos cada).

Nesta avaliação o maior índice de infestação continua sendo pequenos depósitos móveis com 50%, seguido de depósitos fixos com 19,7% cada departamento e 9,1% em pneus e outros materiais rodantes.

OS CUIDADO DEVEM CONTINUAR

O coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, recomenda atenção redobrada no combate ao mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. “Recomendamos a população que não deixe água parada em nenhum local. Precisamos continuar contribuindo com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, além dos locais públicos e terrenos baldios”, finalizou.

Redação

Recent Posts

Alimentos sobem triplo da inflação, mostra IPCA-15. Veja o que mais subiu

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do…

2 dias ago

Entrada Franca: 13º Torneio de Pesca Esportiva de TL começa na próxima quinta-feira (02)

A 13ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebe competidores de…

2 dias ago

Prefeitura de Três Lagoas divulga calendário de feriados e pontos facultativos do mês de maio e junho

A Prefeitura de Três Lagoas publicou no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato…

2 dias ago

MAIO AMARELO – SEINTRA promove campanha de conscientização no trânsito

A Prefeitura de Três Lagoas em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e…

2 dias ago

Polícia Civil deflagra operação “Jazida” e bloqueia mais de R$ 1 milhão de empresa que executa obra pública em Bataguassu

Na manhã desta sexta-feira, 26/04, a Polícia Civil, por intermédio do DRACCO (Departamento de Repressão…

2 dias ago

Projeto Visita Guiada da Câmara de Três Lagoas recebe alunos da EM Joaquim Marques

Na manhã, desta sexta-feira (26), alunos da Escola Municipal Joaquim Marques, estiveram na Câmara para…

2 dias ago