Mato Grosso do Sul confirma um caso de dengue a cada 12 minutos, aponta boletim - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul confirma um caso de dengue a cada 12 minutos, aponta boletim

Mato Grosso do Sul confirmou, no período de 1º de janeiro a 1º de abril de 2023, 10.987 casos de dengue. Com isso, no intervalo de 91 dias, o estado contabiliza 120 confirmações por dia, 5 por hora e um novo infectado pelo mosquito aedes aegypti a cada 12 minutos.

Mato Grosso do Sul registrou 12 mortes por dengue em quatro meses, metade do total registrado no ano passado, conforme mostra o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Segundo o levantamento, os quatro novos óbitos ocorreram entre os dias 21 a 29 de março, nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas e Laguna Carapã. São três mulheres e um homem, com idades entre 3 e 82 anos.

Entre os novos óbitos confirmados está uma menina de 3 anos, moradora de Campo Grande, que apresentou os sintomas da doença em 21 de março, foi hospitalizada em 29 de março e morreu em 31 de março. A Sesau informou que estava investigando a morte da criança.

A segunda vítima é uma mulher de 80 anos de idade, residente em Três Lagoas, que foi diagnosticada com a doença em 23 de março e morreu no dia seguinte. Ela tinha histórico de hipertensão arterial sistêmica.

O terceiro paciente é um homem de 36 anos de idade, morador de Laguna Carapã, que identificou os primeiros sintomas em 17 de março e morreu quatro dias depois. A quarta paciente é uma mulher de 82 anos de idade, moradora de Três Lagoas, que apresentou os sintomas da doença em 24 de março, foi hospitalizada e morreu no dia 27.

Recentemente, a superintendente em vigilância da secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau), Veruska Lahdo, afirmou que Campo Grande está em epidemia de dengue.

Sintomas da dengue

  • Febre alta > 38°C
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos
  • Mal estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo

A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Segundo o Ministério da Saúde, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

“A maioria das pessoas tem a forma clássica da doença. Uma pequena porcentagem é que tem a forma grave, que pode levar à dengue hemorrágica”, explicou a infectologista Rosana Richtmann.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Botão Voltar ao topo