Mato Grosso do Sul

Operário vence xará paranaense e encara o CRB na próxima fase da Copa do Brasil

Estádio cheio, torcida agitada e atletas determinados, uma combinação de fatores que propiciou a quem foi ao Estádio das Moreninhas na noite de ontem (1) mais que um mero jogo de futebol, mas um momento importante para o atual momento do futebol local: a classificação do Operário Futebol Clube à segunda fase da Copa do Brasil.

Apoiado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, com recursos destinados ao custeio de serviços de rotina e que auxiliam na disputa de competições ao longo do ano, o Operário não titubeou diante de seu xará paranaense e avançou no torneio nacional.

Já na entrada em campo, o Operário foi recebido com entusiasmo pelas organizadas presentes no estádio, que sozinhas lotaram um dos setores do estádio e empurraram, sem cessar por um minuto, o clube para a sonhada classificação.

Enquanto isso, fora do estádio e nas arquibancadas, o trabalho das forças de segurança pública e da organização da partida garantiram o bem estar de todos ali presentes. “A entrada foi feita certinha, bem dividida. Há policiamento e a estrutura não pecou em nenhum momento”, frisa a torcedora Ângela Bueno, acompanhada do marido.

Em campo, o Galo começou a partida mostrando para o que veio: três zagueiros e dois volantes para garantir a solidez defensiva na busca pela tão sonhada vaga na fase seguinte. Foi assim que o time campo-grandense conseguiu equilibrar o jogo e não sofrer diante de um adversário que esse ano disputa a Série C nacional e é o vice-líder do Paranaense (disputando contra Coritiba, Londrina e Athlético).

Com o relógio na marca dos 28 minutos da primeira etapa, a solidez defensiva funcionou e em bola recupera no meio e passada rapidamente para o ataque, o centro-avante Johnny mostrou oportunismo e concluiu colocado, tirando o goleiro do Trem Fantasma.

A vantagem no placar foi mantida até o intervalo, e persistiu no segundo tempo mesmo com o alvinegro sul-mato-grossense tendo um a menos em campo. Felipe Chaves foi expulso com três minutos de bola rolando da etapa final. A pressão dos visitantes não foi suficiente e perdeu de vez força com a expulsão, já perto do fim do jogo, do meia Zé Vítor, após entrada forte em atleta do Galo.

“Foi um sufoco, mas deu tudo certo. Essa vitória é um passo importante para o nosso futebol, para o nosso esporte, e demonstra o quão importante é o papel do apoio do Estado para o desenvolvimento das modalidades. Essa classificação é valiosa para todos, sem dúvida”, comenta o titular da Setescc (Secretária de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Ferreira Miranda.

Próximo passo

Com a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, o Operário agora encara os alagoanos do CRB. A partida deve acontecer em Maceió, no próximo dia 8 ou 15. A definição deve ser anunciada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em breve.

Caso a partida ocorra no dia 8, uma quarta-feira (assim como o dia 15), o Galo terá que remarcar seu duelo contra o Coxim, pela Série A do Estadual, agendada para o mesmo dia e que seria jogada também no Estádio das Moreninhas.

Antes de cumprir mais esse compromisso, o Operário viaja até Costa Rica para encarar o time da casa, no domingo (5), às 15h, no estádio Laertão. A viagem tem duração de aproximadamente quatro horas, com 375 km percorridos.

Iniciado em 22 de janeiro, o Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol 2023 será disputado até o dia 30 de abril, quando acontece a grande final. A competição reúne 10 clubes, sendo oito do interior e dois da Capital, em 54 partidas.

Em todos esses jogos, os custos com alimentação e hospedagem dos visitantes, além da arbitragem – que é de responsabilidade do mandante – são pagos com recursos oferecidos pelo Governo, via convênio entre Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e a Federação de Futebol. A verba inclui ainda a aquisição de uniformes e apoio para a transmissão do torneio pela crônica esportiva.

Redação

Recent Posts

Estiagem no Pantanal em 2024: Uma das Mais Severas da História

O Pantanal, uma das maiores áreas úmidas do mundo, enfrenta uma estiagem severa em 2024.…

11 horas ago

Brasil teve 12 eventos climáticos extremos em 2023, diz OMM

Um golpe duplo causado pelo El Niño e pelas mudanças climáticas atingiu a América Latina…

11 horas ago

Exportações de MS chegam a 3,1 bilhões de dólares no acumulado do 1º quadrimestre de 2024

As exportações de Mato Grosso do Sul no acumulado de janeiro a abril de 2024…

11 horas ago

Polícia Civil de Três Lagoas elucida caso de corpo encontrado no cinturão verde, vítima tinha 53 anos

No início da manhã de hoje (10/05), a Polícia Civil deflagrou na cidade de Três…

1 dia ago

MAIO AMARELO – principal ação da campanha foi um sucesso, confira:

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito…

1 dia ago

Bombeiros militares de MS trabalham ininterruptamente no resgate de vítimas no RS

Desde o dia 3 de maio, sexta-feira, a equipe composta por 9 especialistas do CBMMS…

1 dia ago