Programa Voluntariar da Suzano conta com a participação de pessoas voluntárias para protagonizar a mudança positiva na sociedade - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Celulose

Programa Voluntariar da Suzano conta com a participação de pessoas voluntárias para protagonizar a mudança positiva na sociedade

Programa Voluntariar da companhia atua há mais de duas décadas com o objetivo de incentivar o voluntariado dentro e fora de suas unidades.

Comemorado no dia 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado surge como uma importante data de reflexão sobre a importância da prática voluntária na construção de comunidades mais solidárias e colaborativas. A Suzano, por meio do programa Voluntariar, atua há mais de 20 anos, guiada por seus direcionadores de cultura, promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão.

Só no primeiro semestre de 2022, o programa já mobilizou mais de 2.800 pessoas voluntárias– com mais de 7.000 horas voluntárias dedicadas em 44 unidades da empresa, contemplando escritórios administrativos, centros de distribuição, unidades florestais, operacionais e de logística. Já foram desenvolvidas várias iniciativas impactando 31 regiões em que a Suzano tem operação. Na Unidade Três Lagoas (MS) nos 3 últimos anos o programa contou pessoas voluntárias que juntos e juntas reforçam o protagonismo social e promovem a mudança positiva na sociedade, impactando a vida de mais de 1500 pessoas, em iniciativas como: Formare, Suzano na Escola, Contribuindo para o Futuro, Voluntariar em Ação, Ações Sociais como a doação de sangue Campanha Amigos da Vida.

“Na semana em que se comemora o Dia do Voluntariado, nós temos muito orgulho de de reconhecer os(as) voluntários(as). Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo, e o Voluntariar é formado por pessoas engajadas em diversas áreas e iniciativas voluntárias, que transformam a vida de muitas pessoas nas regiões onde a companhia atua. Isso reforça o nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore plantando o futuro e contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez melhor para todos e todas”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Somente em Mato Grosso do Sul, foram 165 pessoas beneficiadas nas iniciativas desenvolvidads pelo programa até julho deste ano. O número de voluntários, no entanto, saltou de 210 para 268, um incremento de 27,6%. Entre os novos e novas voluntárias, está Patrícia de Oliveira Vignatti, consultora de Operações Florestais em Ribas do Rio Pardo. Ela atua como voluntária no programa Formare, que visa formar jovens para o mercado de trabalho. “Desde que iniciei no Formare procuro ajustar a minha rotina para atuar junto ao time independente da unidade em que as turmas são abertas. Para mim cada turma que se forma no programa é uma grande realização”, destaca.

Desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, no Formare, colaboradores(as) voluntários(as), como é o caso da Patrícia, são qualificados e ministrarem as disciplinas do curso seguindo um plano pedagógico e buscando sempre atrelar o conhecimento técnico à prática.

Esse conhecimento compartilhado por pessoas voluntárias foi essencial para transformar a vida de Michely Syang Arias. A jovem foi uma das formandas na primeira turma do Formare de Três Lagoas e, mesmo antes da conclusão do curso, comemorou a contratação na empresa para o cargo de Auxiliar de Produção – Pátio de Madeira.

“Durante todo o curso, os voluntários buscaram nos motivar e trazer cada vez mais conhecimento para os alunos. Digo que tem uma Michely antes e depois do Formare. Mudou tudo na minha vida. Fui chamada nos últimos dias, quando estava triste pois o curso estava acabando. Foi uma alegria imensa receber essa notícia, poder compartilhar com a minha família e meus colegas”, conta Michely.

Doação de sangue

Em julho deste ano, o Voluntariar da Suzano promoveu também a campanha “Amigos(as) pela Vida”, na Unidade de Três Lagoas, com o objetivo de incentivar a doação de sangue entre os colaboradores da empresa. A ação contou com a participação de 38 pessoas voluntárias.

Pesquisa de Voluntariado no Brasil

A Suzano acredita que o trabalho voluntário é uma das formas de construir um futuro melhor, por isso ainda em 2021 foi uma das empresas apoiadoras da terceira edição da “Pesquisa Voluntariado no Brasil” que traz os resultados de voluntariado de 2021, ano profundamente marcado pela pandemia da Covid-19 e pelo fortalecimento da cultura de doação. A pesquisa foi realizada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Datafolha, com apoio da Suzano e outras empresas, confira a pesquisa na integra acessando – https://pesquisavoluntariado.org.br/

Botão Voltar ao topo