Saúde

Técnica extrema de peeling pode afetar coração, rins e exige se ‘isolar’ do mundo

Rostos cobertos por grossas crostas de cicatrização, com trechos em carne viva, inchados e rosados. Este é cenário comum em um viral de beleza que tomou o app de vídeos TikTok este mês: o chamado peeling de fenol, técnica já conhecida no meio da prática estética mas cuja recuperação grotesca (resultado de promover uma descamação radical da pele) chamou atenção online.

A técnica visa atacar rugas e cicatrizes de acne a grosso modo forçando a pele do rosto a realizar uma troca profunda, através da produção de colágeno. São sessões de aplicação de um ácido realizada de forma gradual e em pequenas dosagens no rosto, com aplicação prévia de anestesia. O valor pago pelo peeling pode flutuar entre 10 mil e 30 mil reais no caso da aplicação no rosto inteiro, e 7 mil a 12 mil em áreas localizadas da face.

Especialistas apontam que a técnica é mais indicada para pessoas mais velhas, não elimina 100% dessas marcas, e que peles morenas podem não se beneficiar dela, por deixar partes da tez mais clara que outras. Além disso, o período de recuperação pode durar meses e ser incômodo ou dolorido ao paciente.

Mas esse peeling extremo pode afetar mais do que apenas um rosto marcado. O fenol que dá nome a procedimento, também conhecido como ácido fenílico, “é um composto que é tóxico e corrosivo se usando em altas concentrações. Sua toxicidade depende da dose, da exposição e duração”, diz Sobre Bruno Lages, dermatologista da Clínica Dr. Otávio Macedo & Associados, de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

“A absorção do produto em altas doses no organismo pode afetar o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular, respiratório e renal“, conclui Lages, que diz não realizar o procedimento em sua clínica e aconselhar alternativas mais seguras, como tratamento com aparelhos a laser, microagulhamento ou aplicações de ácido hialurônico.

“O fenol pode causar alterações no coração, no rim e no fígado. O procedimento, quando feito em pequenas áreas do rosto, pode ser realizado em clínica”, diz. “Já quando é a face toda, a indicação é que seja realizado em ambiente hospitalar devido a estrutura de equipamentos para acompanhar as condições cardíacas do paciente”, conclui. Pessoas com histórico de doenças nesses órgãos ou com propensão a desenvolver cicatrizes queloides correm maiores riscos com esse peeling.

A recuperação, a se considerar os vídeos de TikTok, também não é assunto simples. Ela pode levar três meses, diz o especialista, e o resultado final pode não aparecer até meio ano após a sessão. Vermelhidão, sensação de queimação e inchaço, além do risco de infecções, manchas temporárias e (em alguns casos) cicatrizes queloides, são companheiras do longo processo.

O sol, no entanto, é proibido nesses meses. “Durante a recuperação, o paciente fica isolado do ‘mundo externo’, para evitar eventos adversos ao tratamento, também devido à pele sensibilizada, e à formação de crosta na face, que pode impactar na autoestima. Por isso, pessoas com tendências ao estresse físico e mental também devem evitar realizar o procedimento e procurar tratamentos menos invasivos”, sugere.

Por G1

Redação

Recent Posts

PLANTÃO ENCOLEIRA CÃO – SMS realizará ação neste sábado (18), no Bairro Vila Alegre

Neste sábado, dia 18 de maio, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)…

25 minutos ago

Obra inacabada do Parque Aquático está em andamento e prazo de entrega mantido, diz Prefeitura de Bataguassu

A obra do Parque Aquático de Bataguassu, uma das heranças inacabadas recebidas pela atual administração…

48 minutos ago

NÚMEROS BAIXOS – SMS vai promover vacinação no Shopping neste sábado (18), com o intuito de aumentar a cobertura vacinal

Os números da cobertura vacinal contra Influenza/Gripe em Três Lagoas estão baixos. Até esta terça-feira,…

1 hora ago

Alerta de Golpe – Venda fraudulenta de casas do Minha Casa Minha Vida na Vila Piloto

Moradores da Vila Piloto têm sido alvo de uma tentativa de golpe envolvendo a venda…

20 horas ago

Semana começa com virada no tempo em Mato Grosso do Sul

O começo da semana vai ser marcado por uma virada no tempo no estado de…

1 dia ago

Semana começa com Funtrab oferecendo 3.899 vagas de emprego em todo o Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados brasileiros praticamente em nível de pleno…

1 dia ago