Três Lagoas registra o primeiro óbito por Influenza A (H1N1), em 2023 - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Três Lagoas registra o primeiro óbito por Influenza A (H1N1), em 2023

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas divulgou hoje, terça-feira (16), o primeiro registro de óbito confirmado por Influenza A (H1N1) em 2023. Esse caso chama a atenção devido à complexidade das condições de saúde da pessoa falecida.

Conforme a Vigilância Epidemiológica (VIGEP), o indivíduo apresentava múltiplas comorbidades, tais como doença neurológica e doença respiratória crônica. Além disso, estava acamado e contava com 65 anos de idade.

Os primeiros sintomas foram observados no dia 6 de maio de 2023, sendo que o teste PCR resultou positivo no dia 10 de maio e o óbito foi confirmado em 12 de maio. Após investigação, constatou-se que a causa do falecimento foi a Influenza H1N1.

Vacinação

O médico da Família e Comunidade, Vinícius Neves, ressalta a importância da vacinação como medida fundamental de proteção individual e coletiva para evitar casos graves e, especialmente, novos óbitos, principalmente durante o período de inverno.

É válido mencionar que a SMS, por meio da Coordenação de Imunização, iniciou a imunização contra a Influenza A desde 31 de março, antecipando o início da campanha. Na segunda-feira, dia 15 de maio, a vacinação foi estendida para todas as pessoas com mais de seis meses de idade.

Além disso, no próximo sábado, dia 20 de maio, as equipes das salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USF) do Município estarão aplicando a vacina contra a gripe. O horário será das 8h às 16h nas USFs e das 6h às 11h na Feira Central Turística de Três Lagoas.

A SMS estabeleceu como meta vacinar 90% dos grupos prioritários em 2023. Atualmente, a cobertura está em 33,17%. No ano passado, Três Lagoas alcançou uma cobertura vacinal de 71,9%.

Botão Voltar ao topo