Três-lagoenses enfrentam baixa humidade do ar, veja quais cuidados ter - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Três-lagoenses enfrentam baixa humidade do ar, veja quais cuidados ter

A última semana de abril começa com poucas nuvens no céu, pouca probabilidade de chuvas significativas em Três Lagoas, a baixa umidade relativa do ar deve predominar na região do Bolsão.

Com isso, acende o alerta para que população de hidrate e umidifique os ambientes para evitar transtornos por conta do tempo seco.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), divulga informativo do tempo, destacando as condições meteorológicas, análise e previsão do tempo para as próximas horas.

Os resultados apresentaram baixa humidade relativa do ar para Três Lagoas, chegando a casa do 20% com os termômetros a 35ºC.

O tempo tende a mudar a partir de quinta-feira, quando o céu pode ficar mais nublado e há grandes possibilidades de  pancadas isoladas de chuva a partir de quinta-feira (28). 

Como manter o bem-estar no tempo seco?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.

Para se manter saudável e não sofrer com os baixos níveis de umidade no ar, o Hospital de Clínicas de Campinas e a Faculdade de Medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) fizeram um guia preventivo.

Siga as dicas a seguir para não sofrer com a baixa umidade do ar:

Estado de atenção: entre 20% e 30% Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; Umidificar o ambiente com vaporizado. toalhas molhadas, recipientes com água, irrigação de jardins etc; Consumir água à vontade;

Estado de emergência: abaixo de 12%

Estado de alerta: entre 12% e 20% Seguir as recomendações do estado de atenção; Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, como correr, pedalar, fazer coleta de lixo, entregar correspondência etc; Evitar aglomerações em ambientes fechados; como aulas e cinemas, entre 10h e 16h; Durante a tarde, manter úmido os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e idosos. Atentando que a poeira é a principal causa de aumento de doenças respiratórias, a cartilha também dá conselhos para afastar o pó, ácaros e mofo, atenuando sintomas: Usar soro fisiológico para umidificar olhos e narinas.

Mantenha arejados os ambientes internos; No inverno, abrir as janelas entre 10h da manhã e 5h da tarde é uma boa medida; O uso de aparelhos para purificação do ar também é recomendado; Evite carpetes ou cortinas que acumulem poeiras; Evite roupas e cobertores de lã ou com pelos Agasalhos recomendados: malha, moletom, nylon ou couro; Coloque as roupas típicas de inverno (blusas de lã, cobertores, etc) no sol Importante recobrir colchões, travesseiros e almofadas com plásticos; A cama deve estar afastada da parede; Coloque livros e objetos em armários fechados; Limpe a casa com pano úmido (principalmente os cantos do quarto, beiradas e estrados da cama) e evite produtos de limpeza com cheiro ativo, preferindo o álcool;

Evite permanecer em cômodos úmidos, fechados, lidar com papéis ou usar roupas e objetos guardados por muito tempo; Procure manter animais de pelo ou pena fora de casa; Não permita que fumem em ambientes internos.

Botão Voltar ao topo