Colheita do milho apresenta avanço em Mato Grosso do Sul - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
AgropecuáriaMato Grosso do Sul

Colheita do milho apresenta avanço em Mato Grosso do Sul

Todas as regiões do estado de Mato Grosso do Sul estão em pleno desenvolvimento fenológico reprodutivo do milho 2ª safra, segundo dados da Aprosoja- MS. As regiões sudeste e oeste apresentam 91% das suas lavouras em boas condições, regulares entre 8% e 9% e ruins até 1%. Essas regiões possuem o estádio fenológico entre R3 e R6.

As regiões centro, sudoeste, sul-fronteira e sul encontram-se em boas condições, cerca de 78% e 86% de suas lavouras, regulares entre 10% e 12%, e ruim até 10%. O estádio fenológico dessas regiões está entre R4 e R6.

Entretanto, as regiões norte e nordeste possuem condições abaixo do potencial das demais, podendo-se encontrar lavouras entre 19% e 20% em condições ruins, regulares entre 23% e 28%, e em bom estado entre 52% e 58%. O estádio fenológico está entre R4 e R6. A porcentagem de área colhida (dados de 22/07) na safra 2021/2022, encontra-se superior em aproximadamente 13,1 pontos percentuais em relação à safra 2020/2021.

As geadas ocorridas entre os meses de maio e junho não afetaram significativamente a produção, portanto a estimativa inicial se mantêm. O período com possibilidades de redução do potencial produtivo da cultura, onde a geada na cultura até dia 15 de julho poderia comprometer a produtividade foi ultrapassado. Agora, as plantas já se encontram em fechamento de ciclo e a estimativa inicial se mantém.

Colheita do Milho

A colheita de milho no estado, apresenta o maior avanço desde o início da operação, com aumento de mais de 99 mil hectares, equivalente a cinco pontos percentuais, em relação à semana anterior, de acordo com o último boletim da Aprosoja-MS. 

A região norte apresenta colheita mais avançada, com média de 53,6%, a região central está com 21,2% e o sul com 9,1% de média. Até o momento, a área colhida é de cerca de 342 mil hectares, representando 17,2% da área total. No panorama estadual, 81% das lavouras apresentam boas condições, 13% condições regulares e 6% condições ruins.

“O alto percentual da colheita na região norte se deve a semeadura antecipada e a ocorrência de estiagem, que acelerou a redução do teor de umidade do grão. As outras regiões, permanecem dentro do esperado”, relata o presidente da Aprosoja, André Dobashi.

Conforme técnicos do projeto SIGA-MS, o estádio fenológico das plantas varia de R3, quando apresentam grãos leitosos à R6, quando os grãos estão completos e a planta atinge a maturidade fisiológica. Os insetos mais encontrados foram a lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda), em baixa incidência e a cigarrinha (Dalbulus maidis), em média incidência.  

A estimativa inicial de 1,992 milhão de hectares de área plantada, 78,13 sc/ha de produtividade e 9,34 milhões de toneladas de produção está mantida, de acordo com a Aprosoja-MS.

Tendência do Clima 

O grande destaque é a mudança no centro-sul do Brasil ao longo dos próximos dias. A passagem de uma frente fria com uma massa de ar polar mais forte, vai provocar mudanças bastante significativas. No sul de Mato Grosso do Sul já se observa o aumento das nuvens nesta sexta-feira (29/07) e há previsão de chuva isolada no estado com rajadas de vento moderada. 

O ar polar vai provocar acentuado declínio nas temperaturas no centro-sul do Brasil até o fim do mês. No Sul do Brasil, há chance de geada nos três estados, com forte intensidade nas regiões serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e no planalto paranaense. Nas demais áreas do interior da Região Sul, o fenômeno deve ocorrer de forma isolada e com fraca a moderada intensidade. 

No extremo sul de Mato Grosso do Sul e extremo sul doestado de São Paulo, também há condições para geada isolada. Nas demais áreas produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste, a chance de gear é baixa ao longo do fim de semana. Nas áreas produtoras de cana de açúcar, café e milho segunda safra não há expectativa para geada.

Enquanto isso, no MATOPIBA, o ar continua muito seco nos próximos dias, o que favorece o ritmo acelerado na maturação e colheita do algodão no oeste da Bahia.

Clima em Agosto nas áreas produtoras

No decorrer da próxima semana, a tendência é de uma nova frente fria atuar sobre o centro-sul do país. Os volumes de chuva no interior gaúcho podem acumular 100 milímetros em algumas localidades. 

No Sudeste e Centro-Oeste, a chuva chega de forma mais isolada. Essa frente fria consegue puxar a umidade da Amazônia para as áreas mais ao sul da Região Norte e pode chover em Rondônia e no Acre. O padrão de chuva para o mês de Agosto será diferente porque aos poucos as frentes frias conseguem entrar pelo interior do país e podemos observar chuva acima da normal para época do ano em algumas áreas do centro-sul do Brasil e áreas mais ao sul da Região Norte. 

“Vale destacar que a chuva não se regulariza mais cedo este ano. Não deveremos ter um atraso para o retorno das chuvas no interior do Brasil, mas este sinal de chuva agora em Agosto não é uma garantia que teremos umidade mais cedo. É importante, ter muita cautela porque pode ser observado floração no café arábica do Sudeste, mas não há garantia de manutenção da umidade sem chuvas regulares entre Agosto e Setembro. A expectativa é de uma regularização das chuvas apenas na segunda quinzena de Outubro”, analisa a meteorologista Nadiara Pereira         

Botão Voltar ao topo