Rússia deixará o projeto ISS após 2024 - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMundo

Rússia deixará o projeto ISS após 2024

Moscou continuará cumprindo suas obrigações por enquanto e enviará tripulações para a ISS

MOSCOU, 26 de julho. /TASS/. A Rússia deixará o projeto da Estação Espacial Internacional (ISS) após 2024, quando se concentrará na criação de uma estação orbital nacional, disse o chefe da Roscosmos, Yury Borisov, em uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira.

A TASS reuniu os principais pontos do que se sabe sobre a decisão de Moscou de se retirar do projeto.

Decisão é tomada

O chefe da Roscosmos enfatizou que a Rússia não participaria das operações da ISS. “Definitivamente cumpriremos todas as nossas obrigações com nossos parceiros, mas a decisão de se retirar desta estação após 2024 foi tomada”, disse Borisov.

No final de abril, o ex-CEO da Roscosmos, Dmitry Rogozin, disse que Moscou já havia determinado o prazo de sua participação no projeto.

Por que a Rússia está saindo

A Roscosmos questionou repetidamente a viabilidade de estender o projeto até 2030, que o lado americano insistiu. Rogozin destacou particularmente que, sem manutenção, trabalhar na estação se tornaria perigoso para as tripulações, enquanto os reparos exigiriam “dinheiro colossal”.

Ele também observou as sanções ocidentais contra a indústria aeroespacial da Rússia e ele pessoalmente. Em seguida, ele vinculou diretamente o prazo de cooperação na ISS com o levantamento das sanções.

O que vai acontecer com o ISS

Moscou continuará cumprindo suas obrigações por enquanto e enviando tripulações para a ISS. Em 14 de julho, a Roscosmos e a NASA assinaram um acordo sobre voos com troca de assentos. Segundo ele, os russos realizarão três voos a bordo da espaçonave Crew Dragon, com a russa Anna Kikina embarcando no primeiro voo neste outono.

O destino da estação pós-2024 ainda não está claro. Anteriormente, Rogozin alertou que a retirada da cooperação pode resultar na saída da ISS da órbita de maneira descontrolada, uma vez que a correção da órbita é feita exclusivamente pelos motores da espaçonave de carga Progress da Rússia.

Estação própria

Em 2024, a Rússia começará a desenvolver uma Estação de Serviço Orbital Russa (ROSS). De acordo com Borisov, ela se tornará uma das principais prioridades da cosmonáutica tripulada doméstica.

A decisão de criar o próprio posto avançado orbital da Rússia foi tomada em 2021 e, em maio de 2022, a Roscosmos assinou um contrato com a Energia Space Rocket Corporation da Rússia para fazer o primeiro módulo básico para a estação.

EUA devem continuar operando ISS até 2030, diz funcionário da NASA

Os Estados Unidos pretendem continuar operando a Estação Espacial Internacional (ISS) até 2030, disse o gerente de projeto da ISS da NASA, Joel Montalbano, em uma conferência de P&D da ISS na terça-feira.

A conferência de P&D da ISS acontecerá em Washington de 25 a 28 de julho.

“Temos uma década, você sabe”, disse Montalbano, apontando que o governo dos EUA havia aprovado anteriormente planos para especialistas da NASA operarem o posto orbital internacional até 2030.

“Nós vamos até 2030”, enfatizou o chefe do programa americano da ISS em um discurso transmitido no site da conferência.

A NASA também tem “algum trabalho a fazer com os parceiros internacionais da [ISS]”, disse Montalbano. Como o funcionário da NASA apontou, “as parcerias tiveram algumas dificuldades, como todos sabem, mas estamos trabalhando nisso”.

Em particular, ele lembrou que a Corporação Espacial Estatal da Rússia Roscosmos e a NASA assinaram um acordo de tripulação integrada no início de julho “para voar uma SpaceX e uma Soyuz por ano este ano, 23 e 24”.

O chefe do programa americano da ISS também destacou as parcerias da NASA com as agências espaciais europeias, japonesas e canadenses.

O chefe da Roscosmos, Yury Borisov, disse em uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin na terça-feira que uma decisão sobre a saída da Rússia do projeto da ISS após 2024 foi tomada e todos os compromissos com os parceiros serão cumpridos. O chefe da Roscosmos também disse que nessa época a Rússia começaria a criar uma Estação de Serviço Orbital Russa (ROSS).

O então vice-primeiro-ministro Borisov anunciou em abril de 2021 que a condição da Estação Espacial Internacional (ISS) deixava muito a desejar e a Rússia poderia se concentrar na criação de seu próprio posto orbital. A Energia Space Rocket Corporation da Rússia recebeu a tarefa de preparar o primeiro módulo básico para uma nova estação orbital russa em 2025. O novo módulo será baseado em uma unidade de pesquisa e energia que anteriormente foi destinada ao lançamento na Estação Espacial Internacional em 2024. .

No final de fevereiro deste ano, o então chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, disse que seria difícil implementar simultaneamente o projeto da ISS e o projeto de construção de um novo posto orbital nacional devido a restrições financeiras. Ele também disse que era necessário estipular algum “período de sobreposição” quando o ISS e o ROSS operariam simultaneamente por algum tempo.

Atualmente, o acordo estipula a operação da ISS até 2024. Na primavera deste ano, a Roscosmos e a Energia Space Rocket Corporation assinaram um contrato estadual para elaborar um projeto conceitual do futuro ROSS.

Botão Voltar ao topo